Vestígios arqueológicos poderão revelar o ADN da freguesia de Tamel (S. Pedro Fins).

13-JUL-2021

A Junta da União das Freguesias de Campo e Tamel (S. Pedro Fins), concelho de Barcelos, iniciou a obra que visa o melhoramento da infraestrutura viária existente num troço da Rua da Igreja e a ampliação dos espaços de utilização pública em redor da igreja paroquial, de modo a proporcionar melhores condições ao local que, para além de ter valor cultural, faz parte do itinerário do Caminho de Santiago.

Parte da obra realiza-se num terreno adjacente à igreja, cedido por particulares (Herdeiros da Quinta da Dona Delfina) mediante um acordo de colaboração, onde se pretende efetuar um arruamento com estacionamento, espaços verdes e prolongamento do adro, de modo a libertar do trânsito rodoviário o antigo troço com reduzida largura, conforme o desejado há muitos anos pela população.

No decorrer dos trabalhos iniciais de escavação, no terreno adjacente à igreja (norte), verificou-se a existência de vestígios arqueológicos que poderão ir ao encontro do já referenciado pelo Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida, na edição impressa Barcelos Património de 1997, como sendo do tempo romano ou alta idade média. Para que os referidos vestígios fossem analisados, a Junta de Freguesia suspendeu temporariamente os trabalhos previstos para o local dos achados e contou com o apoio dos serviços de arqueologia da Câmara Municipal, para escolher uma empresa que possa efetuar o levantamento do local e respetiva submissão à Direção-Geral do Património Cultural.

A Junta de Freguesia, considera importante o levantamento arqueológico do local que poderá fornecer dados para uma melhor compreensão histórica da freguesia – “os vestígios arqueológicos poderão, a seu tempo, desvendar o ADN da freguesia de Tamel (S. Pedro Fins)”. No entanto a obra irá continuar, reprogramada em função dos trabalhos arqueológicos.